LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

25ª SEMANA 2021 - Aplicação de 05 à 10/07/2021

RESTAURANDO A ALEGRIA DE SERVIR A DEUS

(Última Parte)

O CAMINHO DE VOLTA

O caminho de volta é o caminho da restauração da alegria em buscar e servir ao Senhor. Jesus disse à Igreja de Éfeso, que havia perdido seu primeiro amor:

Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar. (Apocalipse 2.5)

Precisamos lembrar, arrepender e voltar a praticar as obras que praticávamos no início, quando apaixonados, servíamos ao Senhor com alegria e determinação.

Devemos lembrar como era no início, a alegria, o prazer nas coisas de Deus e a fome pela sua presença. Mas não basta termos saudades de como as coisas eram anteriormente; é preciso que sintamos dor por termos perdido a alegria, o prazer, a euforia e desejo de fazer a Obra do Senhor! Precisamos nos arrepender, lamentar, chorar, e clamar pelo perdão de Deus!

É imperativo reconhecer que a perda da alegria de servir à Deus é mais do que um desânimo, ou qualquer outra crise emocional! É um pecado de falta de amor, de desinteresse para com Deus!

Tiago escreveu:
Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.”(Tg 4.8-10)

Se reconhecermos que “deixamos de praticar as primeiras obras”, teremos que separar rapidamente um tempo para orarmos e chorarmos em arrependimento diante do Senhor e para buscarmos uma renovação.

Mas temos outro passo a dar: voltar a praticar as obras que praticávamos. Não basta apenas revivermos as lembranças e nos arrependermos; temos que voltar a fazer o que abandonamos!

CONCLUSÃO
Esta lição tem tudo a ver com nossos objetivos: Comunicar, Compartilhar, Cuidar, Conscientizar e Crescer.

Uma oportunidade que Deus está nos dando de resgatarmos o nosso amor ao Senhor e dar-Lhe nada menos que um amor total! É tempo de restaurarmos o fervor e a alegria de servir a Deus e realizar a sua vontade.

Que possamos receber a graça do Senhor para vivermos intensamente a nossa obediência ao Maior Mandamento e à Grande Comissão:

Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes.” (Marcos 12.30-31)

“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.18-20)

PENSE…

  • Você ama servir a Deus? Faz isso com gratidão, entrega e paixão?

  • Você percebeu que tem trilhado um caminho de esfriamento espiritual? Qual dos quatro itens relatados nesta lição foi o fator de esfriamento?
  1. O Pecado
  2. A Superficialidade Espiritual
  3. Áreas Não Tratadas
  4. Perda de Foco
  • Você deseja hoje consagrar sua vida a Cristo, revendo sua postura e suas prioridades?

Na Próxima Semana:  CHAMADOS PARA SERVIR (1ª Parte)