LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
23ª SEMANA 2021 - Aplicação de 21 à 26/06/2021

RESTAURANDO A ALEGRIA DE SERVIR A DEUS
(2ª Parte)
A PERDA DO AMOR A DEUS
Porém, de acordo com a mensagem de Jesus na Carta à Igreja de Éfeso, muitos acabam se esfriando e perdendo esse amor e alegria de ser crente. Diminuem gradativamente o fervor, a disposição de servir, entram numa crise de desânimo e perda do interesse e da motivação em servir a Deus e aos seus propósitos.
Alguns crentes até continuam se dedicando ao trabalho do Senhor, mas perderam a paixão. Fazem o que fazem por hábito, por rotina, por medo, pelo galardão, por quaisquer outros motivos, mas que não faz sentido, porque não é por amor e gratidão.
PERGUNTA: Por que nosso amor a Deus esfria e pode até se apagar?
O amor é como um fogo. Se colocamos lenha, ele fica mais inflamado. Falhamos por não alimentarmos o fogo e por permitirmos que outras coisas o apaguem.
Muitas coisas contribuem para que o nosso amor pelo Senhor perca a sua intensidade.
AS QUATRO MAIS COMUNS E NOCIVAS SÃO:
- O PECADO. No Salmo 51.12, ao se arrepender do grave pecado de adultério que havia cometido e escondido, Davi clama a Deus: “Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer”.
Ele havia perdido a alegria de ter um pacto com Deus, de ser um rei segundo o Seu coração, perdeu o prazer de servir a Deus, pois se sentia extremamente culpado e distante de Deus. Infelizmente o mesmo acontece com muitos cristãos hoje em dia e pode estar acontecendo com alguém que conhecemos.
- Perder “a alegria da salvação” significa perder o prazer de ser cristão, a euforia e a determinação que um cristão verdadeiro deve ter.
- Significa também perder aquela motivação de servir a Deus, de cultuá-lo com os outros irmãos e de servir prazerosamente aos propósitos eternos de Deus
- Semelhantemente a Davi, isso ocorre com muitos cristãos devido ao pecado; pela quantidade de pecados cometidos ou pelos inúmeros tropeços no mesmo pecado.
- Acontece também por não conseguirem perceber nenhum progresso espiritual ao longo de muito tempo. Acabam perdendo a alegria da salvação, o prazer de ser crente, a euforia e a determinação que um cristão verdadeiro deve ter.
Jesus disse em Mateus 24.12-13 que “devido ao aumento da maldade, o amor de muitos (crentes) esfriará, mas aquele que perseverar até o fim será salvo”.
- A SUPERFICIALIDADE ESPIRITUAL. Há muitas pessoas que vivem superficialmente o seu relacionamento com Cristo, como Jesus advertiu na Parábola do Semeador (Lucas 8.13). Ele disse que quando a semente cai em solo pedregoso, a planta não desenvolve raízes profundas e, quando vem o sol quente, ela morre rapidamente.
O segredo para nunca nos afastarmos do Senhor nem perdermos a alegria de cultuá-lo, servi-lo e falar dele às pessoas é:
- Buscar profundidade na vida espiritual.
- É investir tempo no lugar secreto.
- É termos a adoração como estilo de vida.
- É consagrar-se todo dia ao Senhor sem olhar para trás.
- É ativar sempre a fé na palavra de Deus.
Em outras palavras, é manter a vela acesa! Se desenvolvermos raízes profundas em Deus, não fracassaremos na fé!
Na Próxima Semana: RESTAURANDO A ALEGRIA DE SERVIR A DEUS (3ª Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/restaurando-a-alegria-de-servir-a-deus
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha