LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
17ª SEMANA 2021 - Aplicação de 10 à 15/05/2021

UMA IGREJA DE INTERCESSORES
(1ª Parte)
PRINCÍPIO: QUEM SE IMPORTA COM O OUTRO, ORA POR ELE.
Texto bíblico: Efésios 1:15-19
INTERCEDER É SE IMPORTAR COM AS NECESSIDADES DOS OUTROS.
Intercessão é um tipo de oração na qual o foco não está em nós mesmos. Portanto, trata-se de um exercício não natural ao ego, pois o deixa em segundo plano e desloca nossas energias para as necessidades de terceiros. “Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2.4).
Nesse contexto, precisamos responder:
- Somos capazes de esquecer de nós mesmos por um tempo e privilegiar os pedidos de outra pessoa?
- Ou todas nossas orações se destinam a promover nossa agenda?
- O que isso fala sobre nossa capacidade de amar?
No primeiro capítulo de Efésios, Paulo afirma que não cessava de agradecer, de lembrar e de orar pelos irmãos. Apesar de todas as suas ocupações, o apóstolo tinha a rotina de se colocar diante de Deus e clamar pelos seus ouvintes.
Essa é a essência da intercessão: a posição sacerdotal. Ou seja, decidir ocupar o espaço intermediário entre o necessitado e Deus. Evidentemente, esse ato não deve ser confundido com a mediação espiritual que só pode ser feita por Cristo. Ele é o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). Isto é, a salvação e o acesso a Deus são exclusivamente feito por Jesus.
No entanto, os intercessores são irmãos que se importam tanto com seus companheiros que, momentaneamente, abandonam suas próprias guerras para lutar (em súplicas) as guerras dos outros. E mais, esse é um chamado para todos os cristãos, não apenas para um grupo que se denomina “ministério de intercessão”.
Nesse sentido, o GDC deve ser um conjunto de pessoas que oram mutuamente, porque nele se compartilha as dificuldades que cada um enfrenta.
- Você já teve a experiência de interceder por alguém e perceber um favor de Deus sobre a vida dessa pessoa?
- Alguém pode compartilhar um testemunho que viveu como intercessor?
- Caso você não tenha o hábito de orar pelos outros, o que você considera que pode estar sendo uma barreira para você neste sentido?
Na Próxima Semana: UMA IGREJA DE INTERCESSORES (Última Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/uma-igreja-de-intercessores
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha