LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

10ª SEMANA 2021 - Aplicação de 22 à 27/03/2021

O PODER DO LUGAR SECRETO.

(Última Parte)

NOSSA PRIORIDADE DIÁRIA

Priorizamos o que achamos importante. Logo, se sabemos que precisamos estar com Deus todos os dias e que a maior desculpa que damos é que, em meio à correria, nunca sobra tempo, o melhor remédio é fazer de seu período devocional com Deus a primeira atividade do dia. Se você o faz antes das outras coisas, não corre o risco de acabar ficando sem fazer.

Jesus nos deixou o exemplo:
De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1.35).

Jesus muitas vezes saía cedo de casa a fim de estar a sós com o Pai Celeste. O texto diz que Cristo “foi para um lugar deserto”, o que fala da importância de estarmos a sós com Deus.

Não há hora melhor para se ter o devocional do que ao amanhecer do dia.

Lemos no Velho Testamento:De manhã ouves, Senhor, o meu clamor; de manhã te apresento a minha oração e aguardo com esperança”. (Sl 5.3).

A oração sempre será algo abençoador, mas quando Deus enfatiza o fato de buscá-Lo logo de manhã, está valorizando aqueles que decidiram estar com Ele como a sua prioridade do dia.

Buscar ao Senhor no início do dia é honrá-Lo como o mais importante.

COMO FAZER O DEVOCIONAL?

Isto é algo pessoal, mas há algumas coisas que precisam estar presentes: a adoração, a meditação bíblica e a oração.

Recomendamos sempre começar seu tempo a sós com Deus com um período de louvor, adoração e agradecimento. Davi declarou: “Todos os dias te bendirei e louvarei o seu nome para todo o sempre” (Salmos 145.2).

O tempo de adoração deve envolver cânticos conhecidos e espontâneos, bem como declarações de amor e exaltação, elevando sua alma até a presença de Deus na sala do trono.

Veja o salmo 100.4-5.

Depois, dedique um tempo para a leitura e a meditação da Bíblia. Sempre oferecemos um plano de leitura bíblica, mas a escolha é livre. O importante é acreditar na promessa de Deus:

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido.” (Josué 1.8)

E finalmente, um período de oração, que deve envolver os diferentes tipos de oração, como:

  • Confissão (tanto de nossos pecados como também das promessas bíblicas que nos dizem respeito),
  • Súplica (aqui se enquadram nossas petições),
  • Intercessão (quando oramos por outros – nossos familiares, discípulos, vizinhos etc.),
  • Ações de graça e oração no Espírito (em outras línguas).

A oração do “Pai-Nosso” é um excelente modelo de oração; suas frases nos dão uma direção para as áreas importantes a serem abordadas em nossa oração diária.

 CONCLUSÃO

Todos sabemos da importância da igreja e de nos reunirmos como irmãos, mas a força do período devocional com Deus reside no princípio de estar a sós com Deus.
Isto não só nos ajuda a cultivar a intimidade com o Senhor, como também é um mandamento de Cristo (Mateus 6.6).
Ficar a sós com Deus num lugar reservado é uma necessidade de cada um de nós. Ali não só pedimos, mas adoramos e nos rendemos com total liberdade de rasgar o coração.
Com certeza essa prática diária nos levará a um novo nível de relacionamento com Deus e a experimentarmos refrigério, renovação espiritual e ativação do poder de Deus.

Na Próxima Semana:  SEJA ADORADOR (1ª Parte)