LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

48ª SEMANA 2020 - Aplicação de 07 à 12/12/2020

JESUS - Discípulos.

(2ª Parte)

DISCÍPULOS QUE FAZEM DISCÍPULOS

Jesus realizou o maior sacrifício de amor que existiu, dando sua vida para perdoar e salvar a humanidade.

 PERGUNTA 1: O que teria acontecido com essa notícia maravilhosa, se Jesus não tivesse preparado os seus discípulos?

PERGUNTA 2: A multidão teria se encarregado de anunciar as boas novas do evangelho?

Jesus não se encantava com as multidões, pois ele sabia que seu apoio era frágil e inconstante. Em João 6, Jesus comenta que a multidão só estava o seguindo porque comeu dos pães que foram multiplicados, ou seja, estavam atrás apenas de algo que as pudesse beneficiar.

A multidão recebeu Jesus com entusiasmo no domingo de ramos, quando ele entrou em Jerusalém assentado em um jumento.

A mesma multidão que estava declarando no domingo: ‘Hosana, bendito é o que vem em nome do Senhor’ (Mateus 21: 6-9); poucos dias depois, na sexta, estava gritando: ‘Crucifica-o’ (Mateus 27: 20-24).

Isso é muito Forte!

 A multidão é volúvel, inconstante e interesseira. Já o discípulo é estável, fiel e preparado para obedecer. Jesus sabia que a mensagem do evangelho teria desaparecido em poucos dias se ela ficasse confiada à multidão. Mas, como Jesus escolheu chamar e formar discípulos, as boas novas estão vivas e fortes até os dias atuais.

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:18-20

PERGUNTA: Por que é tão importante o processo contínuo de discípulos que fazem discípulos?

PERGUNTA: Quais são as marcas de um discípulo apontadas no texto acima?

AMADURECIMENTO ESPIRITUAL

Jesus incutiu bem claramente no coração da sua equipe o conceito de amadurecimento espiritual. Em vários versos do Novo Testamento, vemos este processo contínuo de discipulado acontecendo.

Jesus ensinou que alguém que o recebe como Senhor, pela fé, essa pessoa milagrosamente nasce de novo (João 3). Como todo recém-nascido, o novo convertido precisa de cuidados especiais até que alcance a maturidade e se torne um discípulo que faz discípulos.

A igreja, no primeiro século, trabalhava esse conceito de amadurecimento e por isso eles observavam qual era a idade espiritual de cada pessoa, a fim de desafiar todos a dar o próximo passo.

Leiam: Hebreus 5:13,14 | 1 Pedro 2:1-3 | 1 Coríntios 3:1,2

PERGUNTA: Com base nos versos lidos, você já provou que Deus é bom? Que tipo de alimento espiritual você está em condições de receber?

Na Próxima Semana:  Série JESUS – Discípulos (3ª Parte)

Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/discipulos

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha