LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
43ª SEMANA 2020 - Aplicação de 02 à 07/11/2020

JESUS - Oração.
(Última Parte)
O ENSINO DE JESUS SOBRE A ORAÇÃO.
Além de ser um exemplo impecável e a maior inspiração para a nossa vida de oração, Jesus também ensinou sobre a oração. Ele trouxe princípios fundamentais que podem mudar a nossa maneira de orar.
- Ler Mateus 6: 5-8
QUANDO vocês orarem: Jesus não diz SE vocês orarem. Ele está dizendo que se você é discípulo dele, então, com certeza, a oração faz parte da sua vida. Um discípulo de Jesus ora para seguir o exemplo do seu mestre. Um discípulo de Jesus ora porque ama passar tempo na presença de Deus.
Não sejam como os hipócritas: antes de orar, precisamos parar para refletir sobre a nossa motivação. Se a nossa intenção é parecermos espirituais e se estamos buscando status entre as pessoas, nossa oração não receberá recompensa celestial, mas apenas terrena.
Vá para o seu quarto: o lugar secreto é o melhor ambiente para cultivar sua vida de oração. É na intimidade com Deus que você poderá derramar seu coração e poderá ouvir a voz de Deus com clareza. Você pode sim orar em público, dentro de sua casa, trabalho, no GDC e até mesmo na igreja, mas pense na seguinte pergunta: a maior parte das minhas orações são feitas em público ou no secreto?
Não fiquem sempre repetindo a mesma coisa: cuidado para não entrar no piloto automático. Muitas vezes fazemos orações superficiais e repetitivas, sem refletir no que estamos orando e sem conectar de fato nosso coração a Deus. Quanto mais sincera e natural for a oração, maior será sua efetividade.
O MODELO DO PAI NOSSO
Com base nas orientações preliminares de Jesus, percebemos que a oração não deve ser repetitiva, superficial e vazia de sentido. Sendo assim, como compreender a oração do Pai Nosso ensinada por Ele?
Devemos orar para ela como um modelo; uma referência a ser seguida. A proposta de Jesus não é que a gente repita exatamente as suas palavras quando formos orar a Deus, mas devemos extrair da estrutura do Pai Nosso alguns princípios para o nosso tempo devocional.
Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Mateus 6: 9-13
ADORAÇÃO: quando for para o seu quarto orar, dedique-se a adoração. Reconheça quem Deus é para você. Exalte os atributos de Deus. Agradeça por tudo o que ele tem feito em sua vida.
SUBMISSÃO: reconheça quem é o Deus da relação. Não chegue na presença de Deus querendo dar ordens a Deus ou insistindo para que ele faça a sua vontade. Ao contrário, submeta sua vida a Deus, abra mão das suas próprias vontades e renda-se ao governo de Deus sobre você e suas decisões.
PETIÇÃO: apresente seus pedidos a Deus. Procure não ficar repetindo os mesmos pedidos, mas derrame seu coração contando para o seu Pai o que realmente está te incomodando e como você se sente. Apresente seus medos e suas ansiedades a Deus.
PERDÃO: peça perdão pelos seus pecados. Reconheça que é pecador e que precisa da graça de Deus. Peça ajuda para enfrentar as dificuldades em seus relacionamentos e para liberar perdão para quem te ofendeu. Não deixe que nenhuma mágoa machuque você ou as pessoas a sua volta. Deus quer te ajudar a perdoar.
PROTEÇÃO: coloque diante de Deus as áreas de risco. Clame para Deus te proteger de você mesmo, ajudando-o a não ser dominado pelas paixões e cobiças terrenas. Peça também para Deus te proteger dos riscos externos e das situações de perigo que você enfrenta no dia a dia.
GRATIDÃO: finalize seu momento de oração agradecendo. Pela fé reconheça que Deus ouviu suas orações, que Deus se importa com você e que os planos dele são os melhores. Agradeça de antemão, sabendo que a resposta de Deus às suas orações será a melhor, independente de qual será essa resposta.
REFLEXÕES E DESAFIOS
- O que você aprendeu sobre a oração?
- Qual atitude diferente você terá a partir de agora em sua forma de se conectar a Deus?
- Qual compromisso você assume diante de Deus hoje?
Na Próxima Semana: Série JESUS – Milagre (1ª Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/oracao
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha