LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

42ª SEMANA 2020 - Aplicação de 26 à 31/10/2020

JESUS - Oração.

(1ª Parte)

Tem sido maravilhoso acompanhar a vida de Jesus nos encontros de GDC. Aprofundar o conhecimento sobre Jesus é uma decisão capaz de transformar a vida de uma pessoa, levando a um relacionamento genuíno com Deus.
Já estamos no mês de outubro e teremos oportunidades únicas para fortalecer ainda mais toda essa busca que estamos tendo, até o final do ano.
Hoje vamos começar a falar sobre oração. Vamos olhar para Jesus para perceber como era a sua vida de oração e o que ele ensinou sobre o tema.

Antes disso, desafio alguém a comentar os tópicos abaixo (pode ser mais do que um):

  • Você tem um testemunho especial de uma oração atendida?
  • Comente uma marca pessoal do seu tempo individual de oração.

O EXEMPLO DE JESUS NA ORAÇÃO.

PERGUNTA: Por que Jesus era tão dedicado à sua vida de oração? Você já parou para imaginar o que Jesus fazia em seu tempo secreto com Deus?

Aprendemos na lição anterior que Jesus conduziu seu ministério no poder do Espírito Santo e que cada um de nós pode realizar as mesmas obras de Jesus, se estivermos revestidos do mesmo poder.
Agora vamos compreender como Jesus mantinha tão viva e tão acesa sua comunhão com Deus: por meio da oração.

“Todavia, as notícias a respeito dele se espalhavam ainda mais, de forma que multidões vinham para ouvi-lo e para serem curadas de suas doenças. Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava. Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes.” Lucas 5:15-17

Jesus era um homem cheio do Espírito Santo e cheio de poder porque a sua prioridade era passar tempo no secreto com Deus.

Sua prioridade era clara! Jesus nunca negligenciou seu tempo a sós com o Pai. Ele regularmente deixava tudo e todos para estar neste lugar.
Jesus era cheio do Espírito Santo e fluía poderosamente no seu ministério porque estava fortemente conectado a Deus. Ele marcou seus discípulos com este hábito que cultivou tão dedicadamente e a Igreja do primeiro século deu continuidade à prioridade de Jesus na oração, colhendo assim décadas de pleno avivamento.

PERGUNTA: Considerando a leitura dos evangelhos, você consegue lembrar versos que falam sobre a vida de oração de Jesus? (Peça para os presentes citarem alguns destes versos)

Cada um leia: Lucas 6:12,13 / Lucas 9:28,29 / Marcos 1:35 / Marcos 6:46 / Mateus 14:23.

Os versos lidos registram apenas algumas orações de Jesus e alguns dos momentos em que ele se retirava para o lugar secreto. A bíblia relata que Jesus era tão ocupado que muitas vezes não tinha tempo para comer ou para dormir. Mesmo assim a oração era sua prioridade. Ele não negociava por nada este lugar secreto.

PERGUNTA: Quais desculpas você geralmente usa para não orar?

Talvez você não tenha um monte perto da sua casa, onde possa subir para orar. Entretanto, o exemplo de Jesus fala muito forte ainda hoje. Pense sobre isso. Defina em sua rotina as suas prioridades e decida separar um tempo diário para estar no secreto com Deus.

Façam como GDC um compromisso de prioridade na oração. Combinem de ajudar uns aos outros e separem um tempo nas próximas semanas para cada um compartilhar as dificuldades e também os testemunhos de oração.

Na Próxima Semana:  Série JESUS – Oração (Última Parte)

Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/oracao

Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha