LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
34ª SEMANA 2020 - Aplicação de 31/08 à 05/09/2020

JESUS - O Batismo de Jesus.
(1ª Parte)
Há poucos registros acerca da infância de Jesus. Uma exceção é o texto de Lucas 2.41-52, que relata sua visita ao templo com seus pais quando tinha 12 anos de idade. Por isso, logo após os acontecimentos que compõem o nascimento de Jesus, os evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas) saltam para a narrativa do seu batismo. É sobre isso que iremos estudar nesta lição. Que o Espírito Santo batize nossos corações na Palavra do Senhor!
Texto-base: Mateus 3.1-17
O texto acima registra a história do batismo de Jesus. Podemos extrair dos versos lidos alguns aprendizados e fazer aplicações para nossa vida hoje:
O BATISMO DE JOÃO BATISTA
O batismo de João era um batismo de arrependimento e estava no limiar entre a antiga e a nova aliança; João Batista foi o último dos profetas da antiga aliança. Quanto a isso, Mateus 3: 1, 2, e 11 diz: “Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: ‘Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo’. Eu os batizo com água para arrependimento”.
PERGUNTA: O que você entende quando ouve a palavra arrependimento? Você tem uma experiência que marcou sua vida e da qual você se arrepende?
Arrependimento, ao contrário do que muitos pensam, não significa “tristeza”. A melhor palavra correspondente a tristeza seria “remorso”.
Arrependimento significa “mudança de atitude”. De acordo com 2 Coríntios 7.9-11, a tristeza participa do processo de arrependimento, nos motivando a mudar de atitude após pecarmos. A tristeza é uma grande e forte mola que nos impulsiona na direção do arrependimento.
PERGUNTA: Pense novamente na experiência do seu passado que você citou agora a pouco. Sua postura em relação à essa experiência é de remorso ou arrependimento?
O batismo de João não era uma ministração mágica que dava à pessoa o poder de mudar de vida. Ele não era ministrado àqueles que queriam se arrepender, mas, sim, àqueles que já tinham e estavam se arrependendo dos seus pecados.
Sendo assim, ele era um símbolo externo, um compromisso público, de algo que já havia acontecido no coração e na vida das pessoas.
Por isso, João Batista repreendeu tão duramente os fariseu e saduceus que foram a ele para serem batizados, dizendo-lhes que, primeiramente, deveriam mostrar frutos de arrependimento.
Outro sentido que o batismo de João poderia ter é o de perdão e purificação dos pecados. Uma pessoa, ao ser batizada publicamente por João Batista, reconhecia e confessava para os presentes que ela era uma pecadora que necessitava de perdão e purificação da parte de Deus (Mateus 3.6).
A Bíblia ensina em 1João 1.9 que a confissão de pecados gera perdão e purificação para o pecador.
Sendo assim, por fim, o batismo de João apontava para a santidade e a santificação. Sabemos que os três passos para se caminhar em um processo de santificação rumo à santidade são:
- Reconhecer o pecado;
- Confessar o pecado;
- Arrepender-se do pecado.
PERGUNTA: Você reconhece que é pecador? Já se arrependeu dos seus pecados? Após se arrepender, você foi batizado publicamente?
Na Próxima Semana: Série JESUS – O Batismo de Jesus. (Última Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/batismo-de-jesus
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha