LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
16ª SEMANA 2020 - Aplicação de 27/04 à 02/05/2020

PERMANECER NELE
(1ª Parte)
No texto de João 15:1-8 a grande palavra-chave é o verbo permanecer. Ele aparece 8 vezes nesse texto.
Nos versículos 4-7, está escrito:
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto se não permanecerem em mim. “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido.”
PERGUNTA: Você se sente ligado à videira?
Na língua grega, a palavra correspondente a “permanecer” é “meno”, que significa: permanecer, ficar; não partir; continuar a estar presente; ser sustentado, ou mantido, continuamente.
No presente texto, esse verbo sempre diz respeito à ligação entre a videira e os ramos, ou seja, ao relacionamento entre Jesus e seus discípulos. Assim como um ramo necessita permanecer na videira para dar fruto, um discípulo precisa permanecer em Jesus para realizar o seu propósito.
PERGUNTA: Você está frutificando?
No caso da videira e do ramo, isso significa permanecer conectado, de modo que a seiva elaborada, responsável pela frutificação, flua da primeira para o segundo. No caso de Jesus e do discípulo, isso significa permanecer em íntima comunhão, de modo que o Espírito Santo, o outro Conselheiro enviado pelo Pai e pelo Filho (cf. João 14.16,26), flua do Senhor para o seu servo.
O discípulo de Jesus, então, não deve partir, mas deve ficar, continuar a estar presente e ser sustentado, continuamente, por seu Mestre.
PERGUNTA 2: Você já pensou em parar?
Na Próxima Semana: EU DECIDO PERMANECER NELE. (2ª Parte)
Fonte: https://central.online/licoes-de-celula/o-poder-da-decisa%CC%83o-de-permanecer-em-jesus
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha