LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

15ª SEMANA 2020 - Aplicação de 20 à 25/04/2020

COMO PASSAR PELAS TEMPESTADES

(Última Parte)

  1. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS NOS POSICIONAR COMO ENCORAJADORES

Quando toda a esperança se dissipou, Paulo se posicionou como agente da vida. Ele não ficou dizendo: eu avisei, bem feito! Agora estamos perdidos!
Paulo procurou uma alternativa para mudar a crise. Assim como ele, na tempestade não devemos procurar culpados, mas procurar uma solução.

“Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído.” Atos 27:22

Paulo chegou em Malta como prisioneiro, náufrago, depois de perder tudo. Mas ele ajuda as pessoas a se alimentarem e se aquecerem. Posteriormente ele ora pelo pai de Púbio, o homem principal da ilha e este homem é curado. Os demais enfermos da ilha vieram e foram curados.

Em resposta às atitudes de Paulo, os homens do navio passaram a ouvir seus conselhos e passaram a aceitar sua liderança sobre eles. Os homens da ilha prestaram a Paulo muitas homenagens e o abasteceram com tudo o que ele precisava para sua viagem a Roma.

Mesmo no pior momento da tempestade, Paulo não promoveu pânico, ao contrário Paulo procurou amenizar a situação e trouxe uma palavra de esperança.

PERGUNTA: Qual mensagem você tem disseminado? Mensagem de esperança ou mensagem de pânico?

Mesmo que o naufrágio venha a acontecer, precisamos manter a nossa confiança, pois, independente do que aconteça estamos nas mãos de Deus.

PERGUNTA: E se “o barco vier a naufragar”, qual será a tua atitude?

Paulo, não foi um simples “coadjuvante” em meio a tudo o que acontecia. Da mesma maneira, a Igreja não pode ficar alheia aos acontecimentos que a rodeia, mas ser “sal e luz” nesta terra.

A verdade é que as pessoas esperam que a Igreja tenha essa posição e quando Ela a toma, passa a haver um reconhecimento, ou seja, a Igreja volta a “cair na graça das pessoas” (At. 2:47).

 E quando falamos de Igreja, não nos referimos a placas denominacionais ou prédios e templos, mas sim do CORPO DE CRISTO, nós!

“Eles nos prestaram muitas honras e, quando estávamos para embarcar, forneceram-nos os suprimentos que necessitávamos.” Atos 28:10

A ilha do seu naufrágio pode ser o lugar da sua oportunidade. Um milagre de Deus está a caminho na sua direção. O que é dificuldade para você é oportunidade para Deus.

Estudo baseado no estudo “Como Passar Pelas Tempestades da Vida”, do Pr. Hernandes Dias Lopes.

Na Próxima Semana:  EU DECIDO PERMANECER NELE. (1ª Parte)