LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

14ª SEMANA 2020 - Aplicação de 13 à 18/04/2020

COMO PASSAR PELAS TEMPESTADES

(2ª Parte)

  1. NAS TEMPESTADES DA VIDA PRECISAMOS ESTAR FIRMADOS NAS PROMESSAS DE DEUS.
    No auge da tempestade, quando todos estavam desesperados, Paulo estava seguro.Ele não está tomado de medo, mas está cheio de fé:

“Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’.” Atos 27:23,24

Quando estamos em uma grande luta, precisamos compreender que Deus é Emanuel, ou seja, Ele não vai embora porque é Deus conosco. Na jornada da fé passamos por tempestades, mas estamos seguros porque Deus está perto de nós. Deus não nos desampara.

Às vezes Ele envia seu anjo para nos animar e orientar. Em outras situações Ele vem em nosso encontro andando sobre as águas.

“Temendo que fôssemos jogados contra as pedras, lançaram quatro âncoras da popa e faziam preces para que amanhecesse o dia.” Atos 27:29

PERGUNTA: Você pode recorrer a quais âncoras em um momento de tempestade?

Na hora das nossas lutas, precisamos lançar as nossas âncoras. São certezas e seguranças que nos estabilizam em meio às tempestades.

O verso lido diz que eles lançaram quatro âncoras:

  1. A âncora da fé (v. 23, 24) –Na tempestade, creia que Deus está no controle. Ele ainda não completou a obra na sua vida. O anjo disse a Paulo: “é preciso que você compareça”. Isso trouxe a Paulo a certeza de que poderiam ocorrer sérios danos, mas que a vida dele e dos demais seria poupada.

  2. A âncora da adoração (v. 23) –Uma coisa é lançar a âncora da adoração quando tudo dá certo, outra é adorar quando tudo parece errado.

  3. A âncora da oração (v. 29) –Eles começaram a orar para o dia romper. Ore para o seu dia romper. Ore para que a luz chegue. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

  4. A âncora do alimento espiritual (v. 33 a 36) –Em meio à tempestade o que mais ouvimos são notícias ruins. Ficamos com a mente cheia de problemas, o coração vai sendo tomado de ansiedade e vamos perdendo nossas forças emocionais e espirituais.
    Em meio à crise, precisamos estar cheios do alimento espiritual que é a Palavra de Deus. As escrituras nos dão a força e o renovo que trazem ânimo ao nosso ser interior e nos capacitam a vencer as tempestades.

Na Próxima Semana:  COMO PASSAR PELAS TEMPESTADES. (Última Parte)