LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

4ª SEMANA 2020 - Aplicação de 03 à 08/02/2020

IDENTIDADE.

(2ª Parte)

Existe uma polêmica muito grande em relação à santidade, a ser santo. Muitos ditados populares do tipo: “Aqui não tem ninguém santo não!”; ou “Agora você acha que é santo né…”; ou “perto dos pais todo mundo é santo!”, acabam predeterminando que a santidade é algo impossível, inatingível e inalcançável. E humanamente falando, realmente o é.

Mas afinal… É POSSÍVEL ALCANÇAR A SANTIDADE?
Após este mergulho que seu GDC fez estudando juntos o capítulo de Efésios, queremos destacar algumas afirmações que este texto faz a respeito da identidade de um cristão.

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” Efésios 1:4

PERGUNTA: Alguma pessoa entre nós pode entrar na presença de Deus e afirmar que não comete pecados? 

Você pode chegar diante de Deus e dizer que você é irrepreensível? Por que este texto afirma que um cristão genuíno é santo?

O texto de Efésios 1:4 afirma que somos chamados a ser santos! Isso significa pureza, perfeição e separação. Como isso é possível? O versículo 7 nos ajuda a entender essa condição.

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus. Efésios 1:7

Ou seja, somos santos não porque conquistamos este status por nosso esforço e dedicação. Uma pessoa só pode afirmar que é santa, se ela tiver sido perdoada. O perdão de Deus, liberado a partir da cruz, permite a um cristão afirmar que é santo, redimido e irrepreensível.

Um cristão não é perfeito, mas o sacrifício do cordeiro perfeito de Deus, permite o acesso a um perdão completo e ilimitado.

Essa verdade precisa transformar a identidade de um cristão. Quando alguém que nasceu de novo pela fé começa a compreender que recebeu de Deus uma nova natureza, essa pessoa começa a se enxergar, bem como o mundo à sua volta, de outra maneira. Se antes, se sentia uma pessoa indigna e pecadora, agora, pela fé, passa a se enxergar como alguém que foi perdoado e por isso é alguém santo.

PERGUNTA: Você se enxerga mais como alguém santo ou pecador? A maneira como você se enxerga hoje te aproxima ou te afasta de Deus?

Na Próxima Semana:  IDENTIDADE. (Última Parte)