LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
1ª SEMANA 2020 - Aplicação de 13 à 18/01/2020

TOME A DECISÃO DE CONFIAR O SEU FUTURO À DEUS.
(1ª Parte)
Quando minha filha caçula tinha uns 2 ou 3 aninhos, eu a colocava em pé na mesa da cozinha ou à vezes até mesmo em cima do carro e dizia para ela pular que a seguraria.
E as palavras que eu usava para convencê-la a isso era: “Confia filha, confia”.
Enquanto eu não falava essas palavras, ela não pulava, mas quando eu dizia: “Confia”, sem relutar ela se lançava ao ar e eu a segurava e a trazia para perto de mim.
E naquela brincadeira, eu sentia um amor imenso e verdadeiro.
Existem muitas maneiras de expressarmos o quanto amamos alguém. O que ocorre é que muitas vezes a comunicação é afetada pela percepção de um dos lados, ou seja, alguém tenta dizer para outro alguém que o ama e para isso, usa o que entende que seja a melhor maneira para demonstrar isso, porém, o outro lado tem uma concepção diferente do que é demonstrar amor. Essa diferença de conceito gera acaba gerando um conflito, não atingindo assim o objetivo.
RELACIONAMOS ABAIXO ALGUMAS POSSÍVEIS “LINGUAGENS DE AMOR”.
Palavras de afirmação – Tempo de qualidade – Dar presentes – Atos de serviço – Toque físico
PERGUNTAS:
Qual é a sua principal linguagem de amor? Dar presentes? Investir tempo de qualidade na pessoa amada?
E dessas cinco linguagens acima, qual delas faz você se sentir mais amado? Receber palavras de afirmação? Toque físico?
Conversem um pouco sobre este tema. Qual é a principal linguagem de amor de sua mãe? Para os casados, qual a linguagem de amor de seu cônjuge?
E quanto a Deus, qual seria a linguagem de amor de Deus? Deus é perfeito e completo, e é uma pessoa. O que será que toca o coração de Deus e demonstra que alguém o ama pra valer?
COMO MELHOR DEMONSTRAMOS O NOSSO AMOR A DEUS?
Vamos ler um texto muito importante e revelador, para respondermos a esta pergunta.
Leitura Bíblica: Gênesis 22.1-18
A LINGUAGEM DE AMOR DE DEUS.
No verso 12, Deus diz a Abraão: “Não toque no rapaz; não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus (ama a Deus), porque não me negou seu filho, seu único filho”.
Abraão estava sendo testado por Deus, que queria constatar se ele realmente confiaria no amor e na sabedoria de Deus mesmo diante de um pedido tão difícil. E Abraão foi aprovado.
Ele confiou em Deus pra valer e Deus ama que confiem nele! Para Deus, amá-lo não é mero sentimento ou discurso. Amá-lo é confiar nele. Para Deus, confiar é mais valioso que prestar culto ou cantar louvores. Deus se agrada mesmo é quando confiamos Nele.
PERGUNTA: Neste sentido, você pode dizer que ama a Deus? Você faria o mesmo que Abraão fez quando Deus lhe pediu que confiasse e obedecesse sem questionar?
Não entendemos muito bem esse conceito porque nós comparamos amor com bem-estar. Quando tudo vai bem, quando tudo está gostoso e confortável, quando tudo está sorrindo para nós, nos sentimos amados e dizemos que isso é amor.
NÓS PENSAMOS QUE O AMOR DE DEUS É RESULTADO.
Se Ele nos abençoa, se nos atende, se nos livra de tudo que é ruim, concedendo-nos somente o bem, então temos certeza de que ele nos ama.
Nós medimos o amor de Deus através de provas circunstanciais.
Mas para Deus, amor é um processo. É confiar nele, louvá-lo e continuar servindo-o pela fé, mesmo quando não sentimos a sua presença, ou quando as coisas não estão bem. Porque Deus compara amor com confiança.
Na Próxima Semana: TOME A DECISÃO DE CONFIAR O SEU FUTURO À DEUS. (Última Parte)
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha