LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

32ª SEMANA 2019 - Aplicação de 26 à 31/08/2019

JESUS CRISTO, MÉDICO.

(Última Parte)

Quando alguém diz que Deus não está mais curando, ou que cura apenas muito raramente, devemos perguntar:

  • E para onde foi a compaixão de Jesus Cristo?
  • O Senhor não nota mais a nossa dor?
  • Não se importa mais com os que sofrem?
  • Não deseja mais levar pessoas à salvação ou manifestar o seu Reino na terra?

A RESPOSTA É: Pelo contrário! Ele continua tão disposto hoje como no primeiro século a tocar-nos a alma e o corpo. Ele é e sempre será rico para com todos os que o invocam (Romanos 10.12).

A verdade é que Deus cura hoje em dia. Ele cura naturalmente, porque criou os nossos corpos com a maravilhosa capacidade de resistir às doenças e de se recuperar depois de ferido. Assim, se recebermos a cura por meios naturais, devemos ser gratos a Deus pelo seu poder. Também devemos agradecer-lhe porque Ele também cura através da medicina e da habilidade dos médicos.

Mas além dessa cura natural e pela medicina, Deus tem pleno poder de afastar qualquer enfermidade e produzir curas por meios milagrosos. O mundo está cheio de testemunhos de milagres em todo o tempo e em todo lugar. Somos curados somente por causa da bondade do Filho de Deus, expressado em seu sacrifício por nós na cruz.

Segundo Mateus 8.7, Jesus curou tantos enfermos para que se cumprisse o que fora dito em Isaías 53, que Ele levaria as nossas enfermidades em seu sacrifício na cruz. Sua disposição para uma benção completa na vida do ser humano é revelada pelo fato de que a cura está incluída na mensagem do Evangelho que Jesus ordenou que fosse pregado em todo o mundo após a sua partida.

VEJAM AS PRINCIPAIS ORDENANÇAS DEIXADAS AOS SEUS DISCÍPULOS:

  • Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades. Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. (Mateus 10.1,7,8)
  • Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. Curem os doentes que ali houver e digam-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’ (Lucas 10.1,9)
  • Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:18-20)
  • Entre vocês há alguém que está doente? Que ele mande chamar os presbíteros da igreja, para que estes orem sobre ele e o unjam com óleo, em nome do Senhor. E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado. (Tiago 5:14-15).

CONCLUSÃO

  • Jesus Cristo veio ao mundo como homem, ensinou como um grande mestre e curou como o médico dos médicos. Ele revelou em suas curas toda a misericórdia, graça e amor de Deus pelos homens. Por isso João disse: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1:14). Ele continua sempre cheio de misericórdia, graça e amor.
  • Ele pode curar por meios naturais, pela medicina e sobrenaturalmente através de seu poder a autoridade sobre todas as enfermidades. Devemos sempre orar e esperar a cura como sinal de sua misericórdia e testemunho de seu poder.

Ele pode também não curar e devemos ter em mente que Ele mesmo disse que “os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos” (Isaías 55.8). Ele é soberano, tem os seus propósitos e assim como confiamos no seu amor, poder e sabedoria para curar, devemos confiar plenamente quando não recebemos a sua cura.

Na próxima Semana: LIVRE-SE DO SEU PASSADO (1ª Parte)