LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO

Adult e Young

22ª SEMANA 2019 - Aplicação de 17 a 22/06/2019

JESUS CRISTO, SERVO.

(2ª Parte)

TEXTO: João 13.1-17

Jesus não só ensinou o que significa ser servo, mas também serviu de modelo. Naquela época, os judeus aguardavam um Messias poderoso, um chefe militar, um rei que os libertasse da opressão romana.
No entanto, várias profecias já haviam declarado que o Messias viria sob forma de servo. Ele libertaria o povo do pecado, não de Roma. Viria para servir, curar os enfermos, alimentar os famintos, ajudar os pobres. Por isso, muitos ficaram confusos com as atitudes de Jesus.
Até os seus discípulos tropeçaram nessa verdade básica.

Em Marcos 8.31 lemos: “Então ele começou a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do homem sofresse muitas coisas e fosse rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei, fosse morto e três dias depois ressuscitasse”.

Mais adiante, em Marcos 10.45, Jesus declara: “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Nesse trecho lido em João 13, Jesus lava os pés dos discípulos. Hoje isso é bem estranho, mas naquela época de ruas e estradas empoeiradas, os pés ficavam muito sujos. E para entrar na casa de alguém, o visitante deveria ter os pés bem limpos. O costume era que o dono da casa providenciasse alguém, um servo bem humilde, para lavar os pés de quem chegasse.
Mas naquela reunião, não havia ninguém para fazer isso e nenhum dos discípulos se apresentou para ajudar.
Vendo isso, Jesus levantou-se da mesa, pegou uma toalha e uma bacia com água e começou a lavar-lhes os pés. Era o único disposto a servir. Lavou os pés até de Judas.
Quando Pedro protestou, Jesus disse:
Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” (João 13. 13-17)

O interessante é que Jesus não disse:Agora que lhes lavei os pés, vocês devem lavar os meus”, e sim: “Lavem os pés uns dos outros”.

 PERGUNTA:

  1. Você é capaz de citar alguns outros exemplos na vida de Jesus que evidenciam a sua condição de servo?
  2.  Em João 13, Jesus assume o papel de servo humilde e lava os pés de seus seguidores. Se você estivesse lá, Jesus teria se ajoelhado e lavado os seus pés. Como você pensa que reagiria?
  3. Como você entende que Jesus o tem servido hoje em dia? Como se sente ao saber disso?

Na próxima Semana: JESUS CRISTO, SERVO (Última Parte)