LIÇÕES PARA GRUPOS DE CRESCIMENTO
Adult e Young
20ª SEMANA 2019 - Aplicação de 03 a 08/06/2019

JESUS CRISTO, HOMEM.
(Última Parte)
- Ele entende a dor e o sofrimento. Ele foi ridicularizado (diziam “alguma coisa boa pode vir de Nazaré?”), muito criticado e rejeitado.
- Até a ressurreição, nem os próprios irmãos acreditavam nele.
- Um dos seus discípulos o traiu por dinheiro e os outros o abandonaram na hora mais difícil. E conheceu a dor física muito de perto.
- Foi esbofeteado, esmurrado, açoitado e torturado.
- Foi tentado em tudo.
- Ele é mesmo familiarizado com o sofrimento.
- Por isso, apesar de todos os sentimentos de rejeição, dor, inferioridade, precisamos saber que temos um Salvador cheio de compaixão que nos entende e nos conforta quando ninguém mais consegue fazer isso.
1ª PERGUNTA: Jesus recebeu dor, rejeição e humilhação para que pudéssemos receber o perdão por todos os nossos pecados. Como você se sente ao se dar conta de que Jesus suportou sofrimentos e dores inimagináveis por amá-lo e por querer dar-lhe a salvação?
2ª PERGUNTA: O que você pode fazer para expressar gratidão por tudo o que Jesus fez por você ao vir à terra como homem?
DEVEMOS TAMBÉM RECORDAR O QUE ESTÁ ESCRITO EM HEBREUS Ler Hb. 4.14-16.
O que este texto afirma claramente é que, por ter vivido como homem e ter passado por todo tipo de sofrimento, pressão e tentação, Jesus Cristo se compadece de nós e se coloca à nossa disposição para oferecer ajuda imediata e amorosa quando somos tentados ou enfrentamos as lutas inerentes à natureza humana. Ele oferece misericórdia e graça a todos os que se aproximam de seu trono, que não é um trono de condenação, mas de graça perdoadora e ao mesmo tempo capacitadora.
E ainda em 1 João 2.1 lemos que, por ter “vestido a nossa pele humana”, não só nos compreende, mas também intercede por nós como nosso advogado diante de Deus, apresentando o sangue que derramou como propiciação pelos nossos pecados. (Ler 1 Jo.2:1)
A GRANDE PERGUNTA QUE PRECISAMOS FAZER É: “Se Jesus veio em carne, se esvaziou-se de sua glória e tornou-se perfeitamente homem, como viveu uma vida sem pecado, totalmente obediente a Deus e tão cheia de virtude e poder?
- Como podemos ser como Jesus?”
Podemos encontrar a resposta em Atos 10.37-38 (leia também Mateus 12.28, Lucas 4.1,14, Lucas 5.17 e João 14.12):
CONCLUSÃO
Nunca estamos sozinhos em nossas lutas e dificuldades. Jesus nos entende e se compadece de cada um de nós. Ele intercede sempre junto a Deus em nosso favor.
O Espírito Santo foi a fonte de todo o poder de Jesus durante o seu ministério terreno, por isso Jesus enviou-nos o Espírito Santo para estar conosco, nos transformar e nos encher do poder do alto.
Devemos expressar nossa gratidão por tudo o que Jesus fez por nós ao vir à terra como homem, reconhecendo-o como nosso único Senhor e Salvador, vivendo de um modo digno do que ele é e realizou por nós, adorando-o sem temor e assumindo publicamente o testemunho de sermos discípulos e servos dele.
Por receber tanto amor da parte de Jesus, devemos levar o seu amor a quem sofre.
DESAFIO: Pense em alguém que está passando por momentos difíceis, precisando de apoio e encorajamento. Comprometa-se a orar por esta pessoa, a dar um telefonema ou fazer um contato pessoal e tente descobrir um modo prático de ajudar a aliviar o seu fardo
Na próxima Semana: JESUS CRISTO, SERVO (1ª Parte)
Fonte: https://s3.ibcbh.com.br/2014/08/30143133/seriecristo_licao1.pdf
Adaptado: Pr. Gilberto L. Cunha